Produto Educacional - EPT
IFSP - Educação Internacional
Música Clássica e Educação (Portal da Educação)
A boa e eterna Música precisa ser valorizada novamente na sociedade contemporânea. Pois, os homens contemporâneos são anões que precisam se debruçar nos ombros dos gigantes do passado para enxergar o horizonte da civilização.
A aprendizagem na música, principalmente clássica, trabalha a concentração, a sensibilidade, a percepção auditiva e estética do discípulo. Como consequência se adquire a Paidéia.
Porém o aprendizado musical é para a vida toda. O mais importante é o incentivo que precisa ser dado ao aprendiz, tal incentivo deve começar na família e na própria pessoa, e posteriormente na escola ou Liceu de música.
A Música Clássica foi fruto da erudição, do estudo constante dos sons oriundos da natureza, porém, não são músicas folclóricas e nem populares. Tais estudos se iniciaram no Século IX e tornaram-se paradigma de estudo musical.
Principalmente no estudo da harmonia utilizada na Música, do Quadrivium, em que se utilizam os cálculos matemáticos nas notas da partitura.
Estudar música, para quem gosta desta arte e se dispõe a instruir-se, é uma arte civilizatória. E a música clássica fortalece o espírito humano no seu processo de aprendizagem e execução.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/musica-classica-e-educacao/23297
Escolas que promovem à Educação Internacional têm em seus Currículos o estudo da Música Clássica na Educação Básica. No Brasil, a música é conteúdo obrigatório na educação básica desde o início de 2012, com a entrada de vigor da lei 11769/2008.
Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.